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Identidade visual: A importância para a marca

Publica&ETC 29 de julho de 2020 0

a importância da identidade visual
A importância da Identidade Visual

Quando você vê dois arcos dourados – ou amarelos, como preferir – formando um “M”, já sabe que se trata da rede de fast food McDonald’s. Não precisa de nenhuma outra referência para associar, rapidamente, o símbolo à marca. Outra coisa que identifica bem o McDonald’s são as cores vermelha e amarela. Isso é a força da identidade visual!

Assim como o “Méqui”, há outras empresas que são facilmente identificadas apenas por meio de detalhes: Nike, Adidas, Shell e Ipiranga para ficar somente em alguns exemplos.

Mas não é correto resumir a importância do tema à associação imediata entre o símbolo e o nome de uma empresa. Fazer isso seria diminuir todo o trabalho que existe por trás da definição de uma identidade visual. Por isso, com esse texto, vamos explicar o porquê sua marca precisa ter uma “cara”.

Sua empresa faz o quê mesmo?

A identidade visual, antes de mais nada, serve também para resumir ideias. Vamos pegar o exemplo do McDonald’s novamente. As cores não foram escolhidas por acaso. De acordo com estudos da psicologia, o vermelho estimula o apetite. Bela sacada para uma empresa que vende alimentos, não é mesmo?

No caso do Posto Ipiranga, se você olhar direitinho, vai perceber que o logo não é um simples “I” com “pingo”. É a representação de uma estrada. Claro, tem tudo a ver com locomoção e…combustível – o principal produto comercializado pela empresa. Percebe que só com alguns elementos da identidade visual já é possível mostrar o ramo em que determinado empreendimento atua?

É evidente que depois de entendermos certas escolhas, tudo parece bastante óbvio. Mas tais conclusões só foram obtidas após muito estudo por parte dos profissionais responsáveis pela identidade visual das marcas citadas. E note que usamos exemplos apenas de empresas muito bem-sucedidas em suas áreas de atuação.

Até porque é uma equação lógica: sem identificação decente = sem sucesso. Não há um empreendimento, no mundo, que seja referência no que faz sem uma identidade visual muito bem pensada e executada.

Fontes de Identidade Visual

Qualquer pessoa que usou o Microsoft Word, pelo menos uma vez na vida, já percebeu que há inúmeras opções de fontes. Para quem não trabalha com comunicação, pode ser apenas questão de gosto: “Ah, vou usar tal letra porque é mais bonita, mais simpática, mais engraçada ou, simplesmente, porque eu gostei!”.

Se essa escolha não tiver nada a ver com a identidade visual de alguma empresa, ok. Porém, se for algo profissional/sério, tome muito cuidado! Ou você já viu algum trabalho acadêmico ser entregue com a fonte “Comic Sans”? Não, né? A mesma lógica funciona para a representação de uma marca. É preciso entender qual tipo de letra combina com o negócio divulgado.

Como vocês perceberam, a identificação visual é fundamental para uma empresa ser reconhecida como dominante em um segmento, mas não é algo simples de ser desenvolvido.

A identidade não pode ser definida de qualquer maneira. É necessário bastante conhecimento sobre comunicação, design e psicologia – envolvendo tópicos ainda mais específicos, como significado das cores, fontes adequadas para determinados assuntos, entre outras coisas. É muito estudo envolvido.

Por isso, não hesite em entrar em contato com a gente, ou mesmo dar uma olhada em alguns posts no nosso Instagram para que a sua identificação visual seja assertiva!